A pastilha cerâmica sextavada é o produto mais indicado para revestimentos em geral, podendo ser uma solução definitiva ou paliativa para áreas sujeitas a desgaste por abrasão. Devido ao seu formato hexagonal, as pastilhas se encaixam entre si, formando um mosaico de pastilhas precisamente encaixadas. Elas podem ser fornecidas soltas ou teladas, adaptando-se a diversas superfícies, como curvas, cones, placas, tubulações, roscas, entre outras.
Esse tipo de revestimento com pastilha cerâmica sextavada é amplamente empregado nas indústrias de cimento, mineração e agrícola, especialmente no processamento de grãos. A pastilha cerâmica sextavada é fabricada especificamente para serem aplicadas diretamente nas superfícies que se deseja proteger. Além disso, a tela com as pastilhas preposicionadas facilita ainda mais sua aplicação, moldando-se ao formato da peça ou superfície a ser revestida.
ESPECIFICAÇÕES DA CERÂMICA SEXTAVADA
A pastilha cerâmica sextavada é uma das melhores soluções para problemas de desgaste em calhas, silos para grãos, balanças, moegas, dutos, entre outros. Sua aplicação é fácil, mas é importante seguir alguns passos para garantir uma vida útil mais longa. A preparação adequada da peça, a utilização de uma cola de alta aderência especialmente desenvolvida para cerâmica e a instalação correta são fundamentais para evitar a retirada prematura ou cavitação da cola.
As cerâmicas de alta tecnologia ocupam um espaço significativo em diversos setores da indústria moderna, como agricultura de ponta e mineração. Elas estão presentes em quase todos os produtos do mundo atual, ou são utilizadas em alguma etapa de sua produção. Com avanços tecnológicos, a produção e a qualidade das cerâmicas atingiram patamares inigualáveis se comparados a décadas passadas.
O desenvolvimento de pesquisas em novos materiais e processos, aliado ao uso de novas tecnologias, permitiu o emprego da cerâmica sextavada para diversas finalidades, como a construção de implantes médicos e ortodônticos, revestimento de panelas, vedação de torneiras, ignição de fogões e automóveis, componentes eletrônicos, sensores, entre outras aplicações.
A produção de pastilha cerâmica sextavada requer o uso de matérias-primas de alta qualidade, obtidas por prensagem do pó previamente preparado em moldes com cavidades em forma de hexágono. Dessa forma, as peças já saem da máquina em seu formato final e são sinterizadas em alta temperatura.
Os materiais mais empregados e indicados na fabricação da pastilha cerâmica sextavada são alumina, zircônia, ZTA (zircônia + alumina) e Carbeto de Silício. A alumina é a matéria-prima mais utilizada devido ao seu melhor custo-benefício.